A erisipela é uma doença que acomete principalmente os membros inferiores e é causada por uma infecção bacteriana, comumente pela bactéria do grupo Estreptococo.
Se apresenta com inchaço e aumento da temperatura do local afetado, dor, vermelhidão e pode gerar limitação da função e bolhas. Com mais dias de evolução pode gerar escurecimento da pele do local acometido, febre, calafrios, mal estar, cansaço e indisposição. Nos casos mais graves pode levar à infecções generalizadas e risco de morte
Está sendo comentada por esses dias devido ao fato de ter acometido o presidente Jair Bolsonaro.
Como evitar?
Por acometer principalmente a 3a idade devemos ter em mente que esse grupo já sofre mais de doenças do envelhecimento. Tais doenças estão associadas ao desequilíbrio hormonal caraterístico dessa fase de vida, sedentarismo, erros alimentares e déficits nutricionais desconhecidos pela maioria das pessoas.
As avaliações convencionais não abordam esses itens e passam despercebidos nas consultas.
Imunidade é função básica de sobrevivência em todos os seres vivos, mas na prática clínica comum é muito mal conduzida e resumida a um cartão de vacinas.
Daí até hoje termos doenças banais causando enormes transtornos.
A erisipela é sempre secundária a uma ferida local que permite a infecção bacteriana se seguir. A falta de um sistema imunológico minimamente eficiente não consegue bloquear a infecção.
Cuidar bem da saúde necessita avaliações mais completas que as convencionais.
Conheça nosso trabalho.