O deslocamento do ombro da sua articulação, conhecido como luxação de ombro, normalmente é um evento de causa traumática, bastante dolorosa e na maioria das vezes uma emergência médica. Acomete principalmente entre os 15 e 25 anos de idade, também mais frequente em homens.
Causa também uma disfunção grave. A solução emergencial é colocar a articulação no lugar o mais rápido possível e preferencialmente com auxílio de um profissional médico. Raramente, mas ainda acontece, essa recolocação, que chamamos redução, só acontece em centro cirúrgico como medida de emergência.
Uma vez recolocado, ou reduzido, a sequência é medicar o paciente e imobilizar o membro por 10 a 14 dias com tipoia, permitindo movimentos orientados. Faz-se um retorno para avaliar a necessidade de manutenção da imobilização ou iniciar uma reabilitação. Às vezes a continuidade de dor limitante pode fazer ser necessário a realização de um exame complementar de ressonância magnética.
Medicamentos anti-inflamatórios não curam a luxação. Só aliviam as dores e a disfunção. É importante saber. A cura acontece espontaneamente. Existem técnicas regenerativas que podem auxiliar essa cicatrização, mas são eficazes somente no primeiro episódio, dependendo da lesão ocorrida e do tempo de evolução.
Mas e quando o braço volta a deslocar?
Em primeiro lugar há que se avaliar a circunstância a qual o(s) novo(s) episódio(s) aconteceu(ram).
Às vezes a condição só se resolve com uma cirurgia. Tudo depende de como aconteceu e o que aconteceu.
Muitas vezes a fisioterapia pode ajudar nessa recuperação. Sem ou com cirurgia.
Ombro luxando negligenciado (não tratado) pode gerar dor constante, disfunção, artrose do ombro e acidentes envolvendo terceiros também.
Quando bem indicada a cirurgia é o melhor tratamento, com melhores resultados. Realizada, na maioria dos casos, por artroscopia.
Se você sofre com esse problema ou conhece alguém nessa situação indique um profissional.
Podemos ajudar.