Lesões Esportivas

As atividades físicas devem ser praticadas e estimuladas em virtude dos vários benefícios que proporcionam ao nosso organismo. Entretanto, sabe-se que quem pratica esporte está sujeito a lesões.

As lesões decorrentes de esportes de contato, em que as disputas envolvem confronto físico dos jogadores, como futebol, basquete e handebol, são diferentes das ocasionadas por outras práticas individuais, uma vez que o contato físico aumenta o risco de contusão. As mais comuns são as entorses, também chamadas de torções, contusões, luxações, estiramentos e contraturas musculares.

Veja por exemplo:
No futebol , modalidade esportiva de exigência física bastante complexa, que apresenta várias ameaças ao corpo. Os praticantes sofrem, com regularidade, torções, distensões e contusões, principalmente nos tornozelos e joelhos. Nestes últimos, as lesões meniscais e ligamentares tem incidência mais frequente.

No tênis, por sua vez, as lesões mais comuns são musculares da panturrilha, luxação nos ombros e tendinites de cotovelos, mão e punho, além de dor lombar. O golpe que mais causa lesões associadas à prática do tênis é o saque, pelo grau de exigência de um conjunto de movimentos integrados das pernas, do tronco e dos braços.

No voleibol, a entorse de tornozelo é a lesão traumática aguda mais comum; sua prática exige do atleta, essencialmente, a realização de saltos. Muitas dessas lesões ocorrem na aterrissagem de um salto sobre o pé do jogador oponente ou do próprio parceiro, além das que acontecem na perda de equilíbrio e de apoio.

Já nas lutas marciais (em especial Jiu-Jitsu e MMA) onde o contato total com o adversário é regra, aumentam-se riscos de lesões em diversas partes do corpo. Um treinamento adequado com instrutores é essencial para não forçar, desnecessária e erroneamente, articulações, músculos e tendões. Nas lutas, lesões simples são a regra, como hematomas e contusões; as mais complexas (luxações, rompimento de ligamentos e até fraturas de costela ou membros) podem ocorrer devido a chutes que acertam, por exemplo, uma articulação.

Na natação, prática quase sem impacto, no qual a principal resistência a ser vencida é a água, lesões acometer o nadador que mantém alta intensidade de treinos de forma inadequada. As regiões mais afetadas são os ombros e a coluna lombar. Apesar de benéficas para o condicionamento aeróbico, modalidades como nado borboleta e nado peito requerem cuidado, pois são estilos que exigem muito da coluna lombar. A pubalgia também pode ocorrer.

Outro esporte que é bastante praticado é a corrida. Treinos, terrenos e calçados incorretos configuram como principais causas de lesões, que podem ser musculares, ligamentares, dor lombar, inclusive fraturas.

Até a simples prática da caminhada pode, principalmente quando não orientada por um profissional capacitado, gerar lesões.

Em caso de lesões ou dúvidas, agende uma consulta médica para avaliação.

DÚVIDAS|COMENTÁRIOS

AGUARDE NOSSO E-MAIL

ATENDIMENTO

Belo Horizonte
Medplena
Avenida Brasil 1438 | sala 1102 | Funcionários
tel 32410901

 

TOP